The Worshipful Company of Clockmakers

Flávio Maia, junho de 2008.







A "Pax Romana", as invasões bárbaras e o feudalismo



O período histórico da "Pax Romana" iniciou-se em 29 d. C. , quando o imperador Augusto decretou o fim das revoltas civis, e perdurou até a morte de Marco Aurélio, em 180 d. C. Após inúmeras conquistas, Roma optou por não mais expandir seu império, mas sim por manter uma "paz armada" nos territórios ocupados. Dessa maneira conseguiria impor seu domínio, sufocando, através das armas, qualquer início de revolta entre os povos conquistados.

Com a ordem estabelecida, surgiram estradas e cidades que possibilitaram o brutal desenvolvimento do comércio de toda Europa, já que o Império Romano se estendia desde a atual Escócia até o Oriente Médio.

A partir de 300 d. C., diversos povos oriundos da Europa Central começaram a migrar, alcançando as fronteiras do Império Romano (a este movimento de migração deu-se o nome de “invasões bárbaras”). Vários fatores são indicados como motivos para tais migrações, entre os quais as incursões militares do Hunos e alterações climáticas na região. Os Visigodos foram os primeiros a penetrar no Império Romano, ao fugirem dos Hunos. Inicialmente foram aceitos pelos Romanos, com a condição de defenderem a fronteira do Império. No ano 410 d. C, no entanto, rebelaram-se e chegaram a atacar, inclusive, a cidade de Roma. Finalmente, fixaram-se na península ibérica, onde fundaram um reino que perdurou por aproximadamente 300 anos.

É sabido que toda eficácia administrativa do Império Romano dependia de um grande afluxo de impostos, sobretudo coletados dos povos vencidos. Como a era de conquistas romana estava estagnada, o aporte de tributos era muito menor. Sem um exército em número suficiente para defender suas fronteiras, o Império Romano se retraiu para o interior, o que permitiu uma maior penetração dos povos bárbaros que fugiam dos Hunos.

A instabilidade desta época fez com que o comércio entre cidades diminuísse, pois as rotas não mais eram seguras. Os nobres romanos, com receio de pilhagens que poderiam ocorrer nas cidades pelos bárbaros, passaram a abandoná-las, juntamente com diversos camponeses. Em pouco tempo regiões inteiras da Europa passaram a apresentar pouca densidade populacional e urbana.

Houve, então, um processo de ruralização de toda economia européia, que passou a se fundar em propriedades auto-suficientes, sem uma estrutura de poder central. O conceito de Estado ou nação passou a não mais existir...Estavam lançadas as bases do feudalismo, que levou a Europa a um período de estagnação econômica nunca antes visto.

Com o passar dos séculos, no entanto, novas e mais eficazes técnicas de produção agrícola foram introduzidas, de modo que as propriedades rurais (os feudos) passaram a produzir mais do que necessitavam. O ressurgimento do comércio entre regiões vizinhas foi um processo natural. Surgiram, então, feiras onde os habitantes dos feudos podiam trocar e vender seus excedentes de produção. Em pouco tempo essas feiras se tornaram cidades e um novo processo de urbanização iniciou em toda Europa. A partir do século XI, o crescimento populacional urbano tornar-se-ia fator preponderante para o esfacelamento do sistema feudal.



As corporações de ofício



As cidades que começaram a surgir passaram a atrair um sem número de artesãos, especialistas em várias áreas manufatureiras. Artesãos que trabalhavam sozinhos e que fabricavam o bem objeto de sua especialidade do começo ao fim perceberam que a divisão do trabalho na oficina propiciaria maior volume de produção e, conseqüentemente, maiores lucros.

Surgiu, então, uma divisão hierárquica dentro das oficinais, baseada na experiência dos artesãos. O mestre relojoeiro, por exemplo, era aquela pessoa capaz de construir um relógio do começo ao fim e que possuía a oficina. Os novatos que visavam aprender o ofício eram contratados como aprendizes e normalmente não recebiam qualquer salário. Após cinco a sete anos, o aprendiz submetia-se a uma prova onde tinha que fabricar um relógio do começo ao fim (uma “obra-prima”) e tornava-se companheiro (ou jornaleiro). Os companheiros, então, eram contratados pelo mestre para trabalhar na oficina, mediante pagamento de salário. Aqueles que acumulavam dinheiro suficiente podiam tentar abrir suas próprias lojas, também transformando-se em mestres.

Com o rápido crescimento das cidades e, conseqüentemente, do comércio, surgiu intensa concorrência entre os diversos artesãos. Apareceram, então, as corporações de ofício, reuniões de artesãos dentro do mesmo ramo, com fim nitidamente protecionista. Organizados em uma corporação, os artesãos melhor defendiam seus interesses perante as autoridades. Ademais, determinavam a qualidade, quantidade e preço dos produtos, bem como o número de mestres existentes numa cidade, de modo a reduzir a concorrência. Finalmente, regulamentaram a divisão de trabalho interna da oficina, que meramente reproduziu o que anteriormente já ocorria.

O rígido controle de qualidade imposto pelas corporações assegurava a produção de relógios excelentes. Em contrapartida, implicava em conservadorismo. Finalmente, havia limitações quanto ao número de companheiros que podiam ser mestres, tornando seus membros poucos ambiciosos.

As regras da Corporação de Ofício de Genebra, em 1601.

Regras e regulamentos da Corporação de Relojoeiros, revista e aprovada em conselho, no dia 19 de Janeiro de 1601 (nota: cada artigo neste regulamento tinha uma multa associada às violações, que não está incluída aqui)

I- Todos os mestres relojoeiros associados estão obrigados a rezar a Deus, pedindo Sua presença no meio, para que estes apenas digam e façam coisas que o horariam e beneficiariam a cidade.

II- Dois mestres serão escolhidos para comandar e inspecionar, de modo que apenas bom trabalho e mercadorias honestas sejam feitas.

III- Ninguém pode ter mais do que dois aprendizes e por não menos do que cinco anos; ou dois anos e meio, se estes forem companheiros chaveiros ou fabricantes de armaduras. O mestre pode ter o segundo aprendiz após o final de três anos de aprendizado do primeiro. O aprendiz pagará uma taxa, metade da qual será destinada aos contratantes e metade para manutenção da Corporação e (ou) aos companheiros itinerantes pobres.

IV- Nenhum aprendiz pode violar o compromisso feito com o mestre. Se ele o fizer, deverá iniciar seu aprendizado novamente quando retornar ao seu mestre.

V- Nenhum aprendiz pode pedir para se tornar mestre até completar um ano como companheiro.

VI- Para abrir uma loja e tornar-se mestre, o companheiro deve fabricar duas obras-primas: um relógio pequeno com despertador para ser usado em volta do pescoço; um relógio de mesa quadrado com dois andares. Ambos serão examinados por todos os mestres da corporação mediante o pagamento de uma taxa.

VII- Para poder fabricar sua obra-prima, o aprendiz deve ter uma recomendação de seu mestre.

VIII- Nenhum mestre pode contratar um companheiro vinculado a outro mestre.

IX- O mestre é livre para contratar outro aprendiz se o ausente não retornar após dois ou três meses (exceto em caso de doença).

X- Nenhum mestre pode adquirir um relógio incompleto ou completo de um companheiro ou aprendiz. Se algum lhe for oferecido, ele deve comunicar o fato aos inspetores da corporação.

XI- Nenhum mestre de outra cidade pode abrir uma loja se não comprovar ser mestre ou apresentar sê-lo por outra corporação.

XII- Todos os filhos de mestre devem fazer uma obra-prima, antes de serem autorizados a abrir uma loja.

XIII- Nenhum mestre está autorizado a vender um relógio lhe deixado para reparo. Após a segunda violação, o mestre perderá seu título.

XIV- Todos os inspetores da corporação podem visitar as oficinas para fiscalizar o bom e honesto trabalho. Eles podem quebrar os bens de qualidade abaixo da média e apresentá-los aos comissários da corporação.

XV- Comerciantes que não integram a corporação estão proibidos de vender relógios na cidade.

XVI- O mestre que recusar seguir as determinações da corporação será multado.

XVII- Todo mestre deve assinar seu trabalho.

XVIII- Todos os mestres presentes devem jurar apoiar os artigos da corporação, para que tudo se proceda em honra de Deus, do benefício da cidade e da preservação da companhia de relojoeiros (texto extraído da obra Timepieces, Masterpieces of Chronometry, de David Christianson, tradução livre).


É fato, porém, que nem sempre as corporações de ofício conseguiam impor suas regras, pois somente atuavam dentro dos limites da cidade. Relojoeiros e comerciantes podiam, portanto, trabalhar fora da cidade sem serem molestados. No interior da cidade, por sua vez, tornou-se cada vez maior o número de mestres e companheiros que adquiriam relógios de terceiros para suprir a demanda. O contrabando de relógios seguramente era uma atividade muito lucrativa... Em pouco tempo, assim, o sistema de corporações de ofício entrou em declínio.



The Worshipful Company of Clockmakers



A guilda de relojoeiros de Londres foi fundada em 1631, quando o sistema de corporações de ofício já estava em franco declínio. Os relojoeiros londrinos, antes dessa época, filiavam-se a corporações mais antigas, como a dos ferreiros.

As regras da corporação londrina assemelhavam-se àquelas indicadas acima a respeito da guilda genebrina, inclusive no que dizia respeito à fabricação de uma “obra prima” ao final do aprendizado.

Na época da fundação da corporação de Londres, como ressaltado, o sistema já estava em declínio. A guilda de Londres, pois, atuava muito mais como uma organização comercial que peticionava ao governo assuntos relacionados ao ofício do que como um órgão de fiscalização de seus membros. A exigência da fabricação de “obras primas”, pois, nunca foi feita aos membros, o que possibilitou aos relojoeiros londrinos uma maior liberdade de criação, o que futuramente se refletiu na chamada “Era de ouro da relojoaria britânica”.

A literatura contém, no entanto, alguns exemplos da atuação da corporação de ofícios de Londres na defesa do ramo.

Nicolas Fatio (1664-1753), um matemático de Genebra, imaginou que podia contornar os problemas de fricção de um relógio através da utilização de rubis furados como mancais para os pivôs das engrenagens. Facio, juntamente com seus sócios-criadores, Peter Debaufre e Jacob Debraufe, requereram a patente do método na Inglaterra, no ano de 1704. O pedido de patente era claro ao dizer que o sistema de rubis não era para ornamentação, mas para aumentar a eficácia do movimento. A patente foi concedida e imediatamente contestada pela “Worshipful Company of Clockmakers”. A guilda argumentou que a patente não poderia ser assegurada em outros países e, portanto, logo todos estariam fazendo relógios com rubis. Na Inglaterra, porém, os relojoeiros teriam que pagar royalties aos detentores da patente, o que encareceria os relógios britânicos e os fariam perder competitividade no mercado mundial. Ademais – afirmou a guilda – o sistema de rubis havia sido criado por um membro vários anos antes. Para comprovar a tese, mostrou às autoridades um relógio fabricado por Ignatius Huggeford, produzido em 1675, que continha no topo do balanço um grande rubi. As autoridades deram, então, ganho de causa à guilda, e a patente de Fatio foi negada. Nos primeiros anos do século XIX, o relógio fabricado por Huggeford foi novamente analisado. Constatou-se, então, que o rubi provavelmente nem rubi era, mas vidro, e não tinha qualquer função mecânica no movimento, apenas decorativa. Cabe ao leitor decidir se a guilda atuou de má-fé no caso.

Em 1787, por sua vez, a “Worshipful Company of Clockmakers” peticionou às autoridades para que estas taxassem os relógios importados do continente, pois seus fabricantes usavam ouro de pior qualidade (os britânicos usavam ouro 22 quilates, enquanto os franceses 20 e os suíços 18) e mão de obra barata de crianças e mulheres. Para competir com o mercado continental, disse a corporação, a qualidade do produto britânico teria que diminuir. As autoridades, então, criaram um imposto de 27,5% sobre os relógios importados.



A “Era de ouro da relojoaria britânica”



O relógio sempre foi expressão de uma civilização urbana. E no século XVIII nenhum outro país era tão urbanizado quanto a Inglaterra. E nem tão rico. A média salarial na Inglaterra era superior a dos países do continente europeu e, com maiores salários, um maior número de pessoas tinha acesso a bens de consumo duráveis (e caros!) como os relógios. Talvez por isto tenha despontado na Inglaterra, nesta época, um sem número de fantásticos relojoeiros que seguramente colocaram o país na liderança mundial da arte.

O primeiro deles, considerado o “pai da relojoaria britânica”, chamava-se Thomas Tompion. Tompion foi o primeiro relojoeiro a satisfatoriamente implementar em um relógio a espiral (“cabelo”), o que aumentou em uma escala a precisão do mesmo. Na verdade, Tompion não inventou o aparato, mas apenas o fabricou a pedido de Robert Hooke, que pretendia demonstrar que o havia concebido antes de Christiaan Huygens. Tompion, a partir de então, passou a fabricar todos os seus relógios com a mola espiral. Criou, ainda, o primeiro regulador, que alterava o comprimento da mola, fazendo com que a marcha do relógio pudesse ser modificada.

A parceria Tompion-Hooke, no entanto, não parou por aí. Hooke criou uma máquina de corte de engrenagens que permitiu que Tompion as fabricasse num grau de precisão nunca antes visto.

Na mesma época também trabalhava em Londres Daniel Quare, rival de Tompion e inventor do sistema de repetição que soava as horas (Quare, apoiado pela Worshipful Company of Clockmakers, processou Edward Barlow, que tencionava a patente do sistema de repetição, no ano de 1686. Em 1687 o caso foi decidido a favor de Quare).

O aprendiz e sucessor de Tompion, George Graham, ainda é considerado por muitos o maior relojoeiro da história. Graham inventou o escapamento de cilindro e elevou a precisão dos relógios de pêndulo a um outro patamar, com a criação do escape dead beat e do pêndulo para compensação de temperatura a mercúrio. Ademais, Graham se mostrou incentivador e verdadeiro “mecenas” de John Harrison em sua primeira incursão a Londres, na tentativa de fabricar o cronômetro marítimo.

Entre 1730 e 1738, Graham teve um aprendiz que também seria expoente da relojoaria britânica, chamado Thomas Mudge. O escapamento de âncora, criado por Mudge em 1757, mostrou-se tão eficaz que continua em uso até os dias atuais (ressalte-se, porém, que Mudge somente produziu dois relógios com este tipo de escapamento em sua vida. E o modelo proposto por Mudge, ainda, difere dos atuais, que podem ser considerados uma versão “aperfeiçoada”).

Mudge criou, ainda, o mecanismo de equação do tempo, repetição de minutos e calendário perpétuo.

O maior interesse de Mudge, porém, era o cronômetro marítimo. Não podemos nos esquecer que Mudge compareceu à “dissecação” do H4 por Harrison em sua residência, no ano de 1765 (e depois indiscretamente divulgou seu detalhes a Ferdinand Berthoud, em um jantar). No mesmo ano Mudge publicou a obra “Pensamentos e métodos para melhorar os relógios, principalmente aqueles para uso no mar”.

Mudge, conforme ressaltado por Dava Sobel na obra Longitude, “construiu seu primeiro relógio marítimo em 1774, incorporando e aprimorando os seus relógios baseando-se em muitas idéias de Harrison. Magnificamente executado por dentro e por fora, o cronômetro de Mudge apresentava uma forma especial de remontoire e uma caixa oitavada coroada por uma face recoberta por trabalho em filigrana de prata. Mais tarde fabricou dois em 1777, chamados de Verde e Azul – formando um par idêntico exceto pelas cores de suas caixas para diferenciá-los – com o intuito de seriamente competir pelas restantes 10.000 libras (US$ 6 milhões atuais) do prêmio pela solução do problema da longitude.

Enquanto testava o cronômetro de Mudge em Greenwich, o astrônomo do reino Nevil Maskelyne o fez parar devido à manipulação descuidada do Cronômetro, e um mês depois quebrou acidentalmente a mola-mestra do mecanismo. Um muito aborrecido Mudge tomou então o lugar de Harrison como o desafeto de Maskelyne. Os dois mantiveram uma acirrada troca de opiniões até que Mudge adoeceu no início da década de 1790. Nesse ponto, o filho advogado de Mudge, Thomas Jr., levou adiante a disputa, em parte de forma panfletária, e recebeu um pagamento de 3000 libras (US$ 1,8 milhões) do Conselho da Longitude em reconhecimento pelas contribuições feitas pelo seu pai”.



O museu da Worshipful Company of Clockmakers



A corporação de ofício londrina nunca conseguiu juntar dinheiro suficiente para adquirir sua própria sede. Devido à falta de espaço, seus membros demoraram para cogitar a criação de uma biblioteca ou museu de relógios. Em 1813, no entanto, F.J. Barraud, filho do fabricante de cronômetros P.P. Barraud, propôs que a companhia deveria fundar uma biblioteca sobre relojoaria. B.L. Vulliamy tomou a frente do projeto e, no ano seguinte, doou à “biblioteca” um relógio de prata e outros objetos. A partir de então vários outros relógios foram adquiridos e doados à corporação, que passou a dispor não apenas de uma biblioteca de livros, mas de uma coleção de relógios.

Em 1871, John Grant, o único sobrevivente da comissão que havia instituído a biblioteca algumas décadas antes, propôs que a coleção deveria ser movida para a “Guildhall”, com acesso ao público. As autoridades concordaram e, desde então, a coleção foi mantida na “Guildhall” de Londres (o museu foi novamente transferido em 1976, da antiga biblioteca para a nova, ainda na “Guildhall”).

O museu ocupa apenas uma sala, mas é bastante completo. Possui cerca de 600 relógios de bolso e pulso, 30 relógios de pêndulo e 15 cronômetros marítimos.

A parte mais interessante, na minha opinião, é a destinada aos cronômetros marítimos, onde podem ser vistos modelos de Mudge, Arnold, Earshaw e, é claro, Harrison.

Os quatro primeiros cronômetros marítimos fabricados por Harrison se tornaram propriedade do Estado quando ele pleiteou o prêmio da longitude e estão em Greenwich. Harrison, no entanto, deixou expresso em seu testamento que seus outros artefatos deveriam ser legados ao seu filho, William Harrison. William, por sua vez, deixou os bens a sua terceira esposa, Elizabeth, com quem casara em 1786. Com sua morte, os bens passaram para sua filha, Elizabeth, que os ofereceu ao “Museu de Patentes” (posteriormente “Museu de Ciências” de Londres), que não os quis comprar. Elizabeth, assim, vendeu-os ao colecionador Robert Napier. A maior parte dos objetos de Harrison existente no museu foi adquirida depois disso.

O museu da corporação abriga atualmente dois movimentos de relógios de pêndulo de Harrison (fabricados em 1713 e 1726), seu regulador pessoal (fabricado em 1728), o relógio “Jeffreys” e – o ápice da coleção – o H5.


Os relógios de madeira de John Harrison


Não se sabe ao certo como John Harrison aprendeu a arte da relojoaria, sobretudo porque ele morava numa das regiões mais remotas da Inglaterra. Provavelmente Harrison deve ter aprendido ao tentar consertar relógios de moradores do local.

De qualquer modo, o mais antigo relógio ainda existente de Harrison, fabricado em 1713, já demonstra perfeição na construção, muito embora siga projeto tradicional na época, com conjuntos separados de rodagem para a marcação do tempo e mecanismo de repetição, e escapamento de âncora com recuo. O relógio, porém, é inteiramente feito em carvalho, com exceção da roda de escape (latão) e da âncora (ferro).

O relógio do estábulo de Brocklesby, fabricado em 1722, também é quase que inteiramente de madeira. Sua construção, no entanto, contém alterações mecânicas significativas e que lançaram as bases para seus cronômetros marítimos. Os pivôs de latão deste relógio giram em mancais de Lignum Vitae, uma madeira tropical que possui óleos naturais, o que afasta a necessidade de lubrificação.

O relógio inicialmente tinha escapamento de âncora, mas devido a vários problemas para ajustá-lo corretamente, Harrison o abandonou completamente. Criou, então, um novo tipo de escapamento, chamado grasshopper, que não produzia fricção por deslizamento e, portanto, não precisava de óleo. O projeto de tal relógio e escapamento é tão fantástico que, após 280 anos de sua instalação no estábulo, este continua a funcionar sem qualquer tipo de lubrificação.

Não sabemos, também, como John Harrison tomou conhecimento do “Prêmio da Longitude”, mas seus relógios reguladores certamente surgiram nesta época. James Harrison, até mesmo pela assinatura contida nos relógios, ajudou-o a fabricá-los.

Para ajustar um possível cronômetro candidato ao prêmio da longitude, Harrison precisava de um relógio para comparação de marcha que fosse realmente preciso.

As inovações contidas no relógio de Brocklesby foram replicadas nos reguladores, mas não só: Harrison criou um pêndulo invariável à temperatura, composto por barras de latão e aço. Numa época em que os melhores reguladores mantinham precisão de um segundo ao dia (os fabricados por Graham), os de Harrison alcançavam um segundo ao mês e não precisavam de manutenção por 40 anos!



A atual relojoaria britânica



Com o grande afluxo de relógios baratos provenientes da Suíça, a partir do século XIX, a indústria britânica entrou em declínio e nunca mais se recuperou.

Atualmente, a Worshipful Company of Clockmakers atua apenas como representante e incentivadora da arte da relojoaria. Sua medalha Tompion é conferida àqueles que contribuem de forma excepcional para o ramo. Como indústria a Inglaterra pode ter morrido, mas não como celeiro da maior personalidade no ramo da relojoaria deste e do último século, que nos faz lembrar a “era de ouro da relojoaria”: George Daniels.

George Daniels nasceu em Londres, em 1926. Com 22 anos já era relojoeiro profissional e, com 43, construiu seu primeiro relógio, de forma totalmente artesanal. Nos 26 anos seguintes Daniels produziu 27 relógios, cada um deles contendo complicações e novos mecanismos ( o museu da corporação de Londres contém um protótipo do escapamento coaxial integrado a um movimento da Patek Phillippe).

Mas o gênio de Daniels não restou comprovado em seus relógios ou habilidade técnica, mas sim na principal qualidade dos grandes relojoeiros, sobretudo Harrison: a perseverança.

Na fantástica obra Revolution in Time, de David Landes, o autor atesta, em tom de descrédito (a obra é de 1983), que “o relojoeiro britânico George Daniels me contou que ele inventou um escapamento que irá ressuscitar a glória e reputação do relógio mecânico. O problema é que ele ainda não encontrou um fabricante suíço disposto a produzi-lo comercialmente (está fora de questão uma firma britânica tentar isso). Os Suíços não estão preparados, talvez, para ouvir um inglês. Ou então eles desistiram de vez dos relógios mecânicos. De qualquer forma, Daniels não desistiu”.

De fato, Daniels não desistiu e Landes não podia estar mais errado.

A relojoaria mecânica ressurgiu com força total a partir dos anos de 1990 e a criação de Daniels, o escapamento coaxial, foi incorporado aos relógios de uma das fábricas suíças mais famosas, a Omega.

Dizem que o relógio marca o tempo. Não sei...Talvez guarde os bons momentos da nossa vida. No meu retorno à Europa, anos após ter visitado Greenwich, resolvi marcar os bons momentos passados com meus amigos. Em homenagem a Daniels, o incansável relojoeiro britânico, adquiri um Omega Seamaster Planet Ocean, óbvio, com escapamento coaxial.



Bibliografia:

Créditos:

-  Fotos do mapa do Império Romano na sua máxima expansão, Nicolas Fatio, George Graham e H5, por Wikipedia.org; George Daniels por DanielsLondon.com; fachada da Guildhall de Londres e GP de Mônaco pelo autor.