Em 1969, a Seiko
apresentou seu primeiro cronógrafo automático. Era
e é, também, um dos primeiros cronógrafos
automáticos da
história, fato que infelizmente é ignorado pela maioria
dos narradores. Embora não tenha sido o primeiro a ser
apresentado, o Seiko Automatic Chronograph calibre 6139 foi o primeiro
cronógrafo automático a estar nas lojas,
disponível para o público, em Maio de
1969. Trata-se de um cronógrafo automático com roda de
colunas, baseado no calibre 6106. O 6139 possui acumulador de 30
minutos, calendário duplo, 21.600 vph e versões de 17 e
21 rubis. Apenas um ano depois, a Seiko apresentou o calibre 6138.
É
praticamente o mesmo 6139, com as mesmas características, mas
com a adição de um acumulador de 12 horas. Trouxe
também uma exclusividade
na linha 61xx, que é a corda auxiliar pela coroa. O 6138 possui
versões de 21 ou 23 rubis. Apesar de aparentemente simples, a
adição do acumulador de 12 horas faz com que o 6138 seja
um tanto mais complexo que o 6139, pois o acumulador é propelido
diretamente pelo tambor de corda e não pelo trem. Ele funciona
por fricção e é operado por um freio que é
acionado por uma das alavancas de acoplamento.
Seiko Automatic Chronograph
6139-7070, fabricado em 1973
O
sistema de embreagem
vertical
A parte mais
interessante do novo cronógrafo ficava escondida da vista do
usuário: o sistema de embreagem vertical. Trata-se de um sistema
inventado pela manufatura suiça Pierce, em 1938. Esse sistema
foi modificado e aprimorado pela Citizen em 1965. Embora a Seiko
já possuísse um cronógrafo desde 1964, ela
só usou esse sistema pela primeira vez no calibre 6139. A
embreagem tem como função ativar
e desativar a função do cronógrafo, acoplando e
desacoplando o eixo central dos segundos do restante da rodagem
principal.
O sistema é
bem semelhante à embreagem da transmissão de um
automóvel. No automóvel, a embreagem utiliza-se de um ou
mais discos que se movimentam num mesmo eixo, desacoplando e acoplando
o volante do motor à caixa de transmissão, permitindo que
todo o conjunto gire em conjunto ou não.
Toda a embreagem
do cronógrafo 6139 fica montada numa única peça,
que é a roda central do cronógrafo. Ela é formada
pelas seguintes partes: quarta roda e pinhão, anel da embreagem,
mola da embreagem, heart-cam
e eixo central, que em uma das suas extremidades possui o ponteiro dos
segundos encaixado. Na outra extremidade, o eixo possui uma alavanca,
que serve para impulsionar a roda intermediária do acumulador de
minutos.
Como dito
anteriormente, a função dessa embreagem é a de
acoplar e desacoplar o eixo principal da quarta roda, fazendo com que o
ponteiro dos segundos gire ou permaneça parado. O acoplamento
é suspenso ou liberado através de um par de
alavancas. Essas alavancas movem-se em direção ao anel da
embreagem para erguê-lo e separar o movimento da quarta roda (que
é contínuo) do eixo central. Ou então, movem-se
para longe do anel, liberando-o e fazendo com que seja pressionado
contra a quarta roda, por ação da mola da embreagem,
acoplando assim todas as peças, que passarão a girar
juntas.
Vista em corte do sistema de
embreagem
----> Starting
Ao pressionar o botão de acionamento do cronógrafo (Start-Stop), a alavanca de
acionamento move a roda de
colunas, fazendo-a avançar um dente, e o ponto de contato da
primeira alavanca de acoplamento "cai" entre as colunas, fazendo com
que tanto ela como a segunda alavanca se movam no sentido oposto ao
anel da embreagem. Nesse momento, o anel é liberado e
pressionado contra a
quarta roda através da ação da mola da embreagem.
Eixo e quarta roda passam a girar juntos, e o ponteiro dos segundos
começa a se mover.
Quando o ponteiro dos segundos completar uma volta, a alavanca que
há na outra extremidade do eixo empurrará a roda do
acumulador de minutos, através da roda intermediária do
acumulador, que estando pressionada pelo seu jumper, avançará um
dente, fazendo o ponteiro do acumulador mover-se uma unidade no
mostrador.
Esquema do sistema quando acionado
Diagrama do funcionamento do
acumulador
----> Stopping
Ao pressionar o botão Start-Stop
com o cronógrafo em
funcionamento, as duas alavancas de acoplamento se movem em
direção ao anel da embreagem, erguendo-o. A anel nesse
momento é separado da quarta roda, e o ponteiro dos segundos
pára de se mover. No entanto, a quarta roda continua girando
continuamente.
Esquema do sistema quando parado
Diagrama do funcionamento das
alavancas de acoplamento, visto de cima
----> Resetting
Ao pressionar o botão zerador (Reset) com o cronógrafo
parado, o martelo é acionado através da alavanca fly-back, que atinge as heart-cams dos segundos e do
acumulador, fazendo
com que seus ponteiros retornem para a posição zero.
Quando o cronógrafo está em operação, uma
coluna da roda de colunas impede o martelo de se mover.
Esquema de funcionamento do martelo
zerador
Processo de transmissão de
força através do trem de rodagem
Esse sistema de embreagem desenvolvido pela Seiko, além de
moderno, é muito conveniente, pois elimina o
característico "salto" do ponteiro dos segundos no momento do
acionamento. E além disso, permite que o cronógrafo
permaneça em funcionamento sem restrições, sem
favorecer nenhum desgaste considerável, já que
todo o sistema permanece em constante movimento.
Seguem vistas explodidas do calibre
6139.
Módulo do cronógrafo
Imagens adaptadas dos
catálogos técnicos
Foto do relógio por Adriano R. Passarelli