Relógios Mecânicos
Relógios Mecânicos
Artigo | Omega

OMEGA Constellation

por Flávio Maia

connie1O Omega Constellation é conhecido como o relógio produzido em série com o maior número de certificados de precisão emitidos pelo C.O.S.C (instituto suíço oficial de testes cronométricos).

Os observatórios astronômicos sempre tiveram um grande envolvimento com as fábricas de relógios. Da década de 1940 até o fim da década de 1960, promoviam competições árduas com o intuito de aferir o mais preciso mecanismo. Estas competições, que duravam vários dias, eram importantes como estratégia de marketing e venda das empresas. Diversos relógios eram produzidos especialmente para tais ocasiões, visando a mais perfeita performance.

As companhias que mais se sobressaiam naquela época eram a Longines, Patek Philippe, Movado, Zenith e Omega. Para comemorar suas vitórias, a Omega lançou um modelo com nome relacionado à Astronomia, possuindo um medalhão em forma de observatório na sua tampa traseira. Todos os Constellation, como foi chamado o modelo, possuiriam certificados de cronômetro emitidos pelo C.O.S.C (à direita, o primeiro modelo de Constellation, produzido em 1952).

connie1952A Omega produziu, na década de 1960, uma série de 100.000 Constellation que não só foram aprovados nos testes do C.O.S.C, como receberam a classificação “aprovado com distinção”. Este recorde nunca foi quebrado. Atualmente, de cada 100.000 movimentos enviados ao C.O.S.C, cerca de 2000 a 5000 são reprovados. Naquela época, o índice era de quase 25.000 relógios reprovados em cada série de 100.000.

A Omega, apesar da constante padronização dos ébauches usados em relógios automáticos, continua a modificá-los com o intuito de manter a tradição relativa à precisão e qualidade de suas peças.O atual Constellation, por exemplo, utiliza um ébauche ETA 2892-A2. Seu movimento, no entanto, possui um sistema de carga completamente novo, com a adição de dois rubis, além de acabamentos decorativos e regulagem em 5 temperaturas e 5 posições.

omega1120Possuo um Omega Constellation produzido entre 1973 e 1975, com movimento cal. 1021. Continua preciso há décadas.

Fotografias e plano de fundo por Omega



Artigos Relacionados

Comentários

  1. mctoretta disse:

    muito bom gostaria de saber se e possivel vces postarem um relogio da marca omega que eu vi uns anos atras numa revista de relogio o omega de 14 tourbillion,ficarei grato junto com a monofatura dele
    ,gostaria de saber o calibre desse relogio

    • Flavio Maia disse:

      A Omega ainda fabrica turbilhões centrais. E cobram caro por estes… Por favor, poste os questionamentos no fórum do site, pois a participação de outros poderá ajudar-lhe.

Comente

Nome
E-Mail
Comentário