Relógios Mecânicos
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Artigo | Seiko

Os cronógrafos Seiko

por Adriano Ramos Passarelli

Seiko Automatic Chronograph 6139

Em 1969, a Seiko apresentou seu primeiro cronógrafo automático. Era e é, também, um dos primeiros cronógrafos automáticos da história, fato que infelizmente é ignorado pela maioria dos narradores. Embora não tenha sido o primeiro a ser apresentado, o Seiko Automatic Chronograph calibre 6139 foi o primeiro cronógrafo automático a estar nas lojas, disponível para o público, em Maio de 1969. Trata-se de um cronógrafo automático com roda de colunas, baseado no calibre 6106. O 6139 possui acumulador de 30 minutos, calendário duplo, 21.600 vph e versões de 17 e 21 rubis. Apenas um ano depois, a Seiko apresentou o calibre 6138. É praticamente o mesmo 6139, com as mesmas características, mas com a adição de um acumulador de 12 horas. Trouxe também uma exclusividade na linha 61xx, que é a corda auxiliar pela coroa. O 6138 possui versões de 21 ou 23 rubis. Apesar de aparentemente simples, a adição do acumulador de 12 horas faz com que o 6138 seja um tanto mais complexo que o 6139, pois o acumulador é propelido diretamente pelo tambor de corda e não pelo trem. Ele funciona por fricção e é operado por um freio que é acionado por uma das alavancas de acoplamento.

seikochronograph61391Seiko Automatic Chronograph 6139-7070, fabricado em 1973

 

O sistema de embreagem vertical

A parte mais interessante do novo cronógrafo ficava escondida da vista do usuário: o sistema de embreagem vertical. Trata-se de um sistema inventado pela manufatura suiça Pierce, em 1938. Esse sistema foi modificado e aprimorado pela Citizen em 1965. Embora a Seiko já possuísse um cronógrafo desde 1964, ela só usou esse sistema pela primeira vez no calibre 6139. A embreagem tem como função ativar e desativar a função do cronógrafo, acoplando e desacoplando o eixo central dos segundos do restante da rodagem principal.

O sistema é bem semelhante à embreagem da transmissão de um automóvel. No automóvel, a embreagem utiliza-se de um ou mais discos que se movimentam num mesmo eixo, desacoplando e acoplando o volante do motor à caixa de transmissão, permitindo que todo o conjunto gire em conjunto ou não.

Toda a embreagem do cronógrafo 6139 fica montada numa única peça, que é a roda central do cronógrafo. Ela é formada pelas seguintes partes: quarta roda e pinhão, anel da embreagem, mola da embreagem, heart-cam e eixo central, que em uma das suas extremidades possui o ponteiro dos segundos encaixado. Na outra extremidade, o eixo possui uma alavanca, que serve para impulsionar a roda intermediária do acumulador de minutos.

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Como dito anteriormente, a função dessa embreagem é a de acoplar e desacoplar o eixo principal da quarta roda, fazendo com que o ponteiro dos segundos gire ou permaneça parado. O acoplamento é suspenso ou liberado através de um par de alavancas. Essas alavancas movem-se em direção ao anel da embreagem para erguê-lo e separar o movimento da quarta roda (que é contínuo) do eixo central. Ou então, movem-se para longe do anel, liberando-o e fazendo com que seja pressionado contra a quarta roda, por ação da mola da embreagem, acoplando assim todas as peças, que passarão a girar juntas.

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Funcionamento do sistema

—-> Starting

Ao pressionar o botão de acionamento do cronógrafo (Start-Stop), a alavanca de acionamento move a roda de colunas, fazendo-a avançar um dente, e o ponto de contato da primeira alavanca de acoplamento “cai” entre as colunas, fazendo com que tanto ela como a segunda alavanca se movam no sentido oposto ao anel da embreagem. Nesse momento, o anel é liberado e pressionado contra a quarta roda através da ação da mola da embreagem. Eixo e quarta roda passam a girar juntos, e o ponteiro dos segundos começa a se mover.

Quando o ponteiro dos segundos completar uma volta, a alavanca que há na outra extremidade do eixo empurrará a roda do acumulador de minutos, através da roda intermediária do acumulador, que estando pressionada pelo seu jumper, avançará um dente, fazendo o ponteiro do acumulador mover-se uma unidade no mostrador.

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Esquema do sistema quando acionado

 

Diagrama do funcionamento do acumulador

Diagrama do funcionamento do acumulador

 

—-> Stopping

Ao pressionar o botão Start-Stop com o cronógrafo em funcionamento, as duas alavancas de acoplamento se movem em direção ao anel da embreagem, erguendo-o. A anel nesse momento é separado da quarta roda, e o ponteiro dos segundos pára de se mover. No entanto, a quarta roda continua girando continuamente.

Esquema do sistema quando parado

Esquema do sistema quando parado

 

Diagrama do funcionamento das alavancas de acoplamento, visto de cima

Diagrama do funcionamento das alavancas de acoplamento, visto de cima

 

—-> Resetting

Ao pressionar o botão zerador (Reset) com o cronógrafo parado, o martelo é acionado através da alavanca fly-back, que atinge as heart-cams dos segundos e do acumulador, fazendo com que seus ponteiros retornem para a posição zero.

Quando o cronógrafo está em operação, uma coluna da roda de colunas impede o martelo de se mover.

Esquema de funcionamento do martelo zerador

Esquema de funcionamento do martelo zerador

 

Processo de transmissão de força através do trem de rodagem

Processo de transmissão de força através do trem de rodagem

 

Esse sistema de embreagem desenvolvido pela Seiko, além de moderno, é muito conveniente, pois elimina o característico “salto” do ponteiro dos segundos no momento do acionamento. E além disso, permite que o cronógrafo permaneça em funcionamento sem restrições, sem favorecer nenhum desgaste considerável, já que todo o sistema permanece em constante movimento.

Seguem vistas explodidas do calibre 6139.

Módulo do cronógrafo

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Imagens adaptadas dos catálogos técnicos
Foto do relógio por Adriano R. Passarelli



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