Relógios Mecânicos
Relógios Mecânicos
Artigo | Swatch

Swatch Irony Automatic

por Flávio Maia

Com a popularização dos relógios a quartzo, ocorrida a partir da década de 1970, as indústrias suíças mergulharam numa grande crise. Cerca de 800 fábricas foram à falência somente neste período. A indústria suíça não sobreviveria frente aos produtos eletrônicos produzidos em massa pelos japoneses, que rapidamente ganhavam mercado em todo o mundo. A Omega, por exemplo, foi à bancarrota em 1983.

Nicolas G. Hayek, presidente da Hayek Engineering, foi contratado para tentar reverter a situação das empresas suíças, a partir da elaboração de estratégias de desenvolvimento e marketing. Assim, foi realizada a fusão de renomadas fábricas, bem com a criação de um novo e acessível produto: o Swatch. O grupo de empresas criado por Hayek foi denominado SMH e, apenas 5 anos depois, já era a maior companhia fabricante de relógios do mundo.

O Swatch Group, como atualmente é denominado o SMH Group, engloba várias marcas, dentre as quais a Blancpain, Omega, Longines, Swatch e Tissot.

A fusão das empresas e a criação do Swatch foram medidas fundamentais para a manutenção das fábricas suíças. Atualmente, porém, todo o processo de fabricação dos relógios suíços é terceirizado, visando a diminuição de custos. As fábricas que construíam seus relógios peça por peça não mais existem, com raríssimas exceções.

O Swatch Irony Automatic é, sem dúvida alguma, o relógio suíço automático mais barato do
mundo. Pode-se adquirir um por não mais do que 100 dólares. O acabamento do mesmo, evidentemente, é apenas razoável. O movimento não parece ter qualquer tipo de polimento, assim como as partes da caixa que não se encontram à mostra. O Swatch Irony Automatic, apesar disso, é uma obra primorosa de engenharia (um excelente artigo sobre o Swatch Automatic pode ser lido aqui).


Relógios “esqueleto” também são bastante interessantes, pois é possível observar o funcionamento de todo o movimento, principalmente do mecanismo de escapamento. Como um Chronoswiss Opus é cerca de 50 vezes mais caro, continuo fiel ao meu Swatch.

Fotos do Swatch “Body and Soul” por Julien Allain; Chronoswiss Opus por Chronoswiss.



Comente

Nome
E-Mail
Comentário